Desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em crianças com síndrome de Down

A inclusão de alunos com síndrome de Down na escola destaca a importância de abordar individualmente suas necessidades, assim como deve ser feito com todas as crianças.

O planejamento pedagógico precisa considerar seus desafios e habilidades de maneira personalizada, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo. Não há uma fórmula única para o ensino, pois cada aluno é único e merece uma abordagem adaptada às suas características.

Conhecer bem as características da trissomia 21, fica mais fácil receber os pequenos e sua família na escola, assim como adaptar as estratégias de ensino.

Conheça neste texto dicas práticas de como melhorar o processo de aprendizagem de crianças SD na escola. Boa leitura!

Crianças com Síndrome de Down

Síndrome de Down na escola

Muitas crianças SD são associadas à deficiência intelectual, o que leva a dificuldades na aprendizagem. Tais dificuldades podem estar relacionadas à linguagem, raciocínio lógico, memória e refletir na socialização e na autonomia.

Dessa forma, meninos e meninas com a síndrome precisam de estratégias diferenciadas no processo de aprendizagem. É importante que seja realizado um planejamento pedagógico que considere as características de cada criança.

O professor precisa conhecer as potencialidades de seus alunos, assim como suas maiores dificuldades cognitivas e comportamentais. Por esse motivo, é essencial a participação da família, assim como dos profissionais que trabalham com as crianças fora da escola.

Inclusão

Muitas vezes, será necessária uma adaptação no currículo, adequando-o às necessidades da criança com síndrome de Down. Isso não significa que ela irá aprender algo diferente dos colegas de turma, mas que o conteúdo será abordado e avaliado de uma forma específica.

As crianças com T21 aprendem melhor com estímulos visuais e materiais concretos. Sempre que necessário, o professor deve utilizar esses recursos para trabalhar os conteúdos em sala de aula.

Fragmentação de conteúdos

Ao trabalhar um conteúdo em sala de aula, busque estratégias de fragmentação. A repetição é importante para as crianças com síndrome de Down e o trabalho em etapas facilita a memorização e o aprendizado.

Use uma linguagem clara

Assim como os recursos concretos ajudam na aprendizagem da criança com trissomia 21, os comandos do professor também devem ser claros e simples. Isso para que o entendimento do que deve ser feito ou é esperado do aluno naquele momento possa ser melhor compreendido por ele.

Raciocínio abstrato

Principalmente nos anos iniciais na escola, as crianças com síndrome de Down ainda aprendem muito pelo concreto. O professor deve valorizar seus progressos nesse sentido, sem deixar de trabalhar o raciocínio lógico.

Repetição

Como dissemos, a memorização dos conteúdos depende da repetição. A prática é muito importante para todas as crianças na aprendizagem, principalmente para as com síndrome de Down.

Dicas e práticas de Inclusão:

Conhecendo as características comuns na SD, é possível pensar em estratégias e atividades para a sala de aula. Preparamos algumas dicas para te inspirar, confira!

Estratégias de alfabetização

As crianças com T21 costumam apresentar déficits de linguagem que dificultam a alfabetização. A aprendizagem de leitura pelo método fônico (som da letra) pode não ser o mais indicado. Ao mesmo tempo, elas costumam ter boa memória visual

Dessa forma, as estratégias de alfabetização que trazem mais benefícios são as que trabalham com a palavra inteira, como o método global. Trabalhar as letras e os sons deve ser um segundo passo na alfabetização das crianças com síndrome de Down.

Outra dica é usar lápis mais grossos ou adaptadores com apoio para os dedos, trabalhando a escrita das letras com um tamanho maior. As crianças com síndrome podem apresentar hipotonia muscular, o que leva a dificuldades com a coordenação motora fina.Com estímulo precoce, abordagens adaptadas, recursos tecnológicos e um ambiente inclusivo, crianças com SD podem alcançar grandes realizações! Entre em contato com a Dra. Anna Paula Baumblatt, pediatra especialista em síndrome de Down e responsável pelo AmbDown, ambulatório multidisciplinar de SD do Hospital Universitário Pedro Ernesto, local que oferece acolhimento, orientação e tratamentos para os pais e crianças. Clique aqui e marque uma consulta!


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