A Dra. Anna é médica graduada pela Faculdade Souza Marques em 1994, com mais de 25 anos de experiência no cuidado com o pequeno paciente. Especializou-se em Pediatria no Hospital dos Servidores do Estado onde fez residência médica em Pediatria e em Terapia Intensiva.
Começou sua dedicação à síndrome de Down após o nascimento do filho com a trissomia do 21. Voltou-se aos estudos e ao trabalho na área com a experiência e o olhar de profissional e mãe.
A Dra. Anna vivenciou as inseguranças que uma mãe enfrenta por ocasião da descoberta do diagnóstico da síndrome de Down no filho um dia após seu nascimento e experimentou os desafios relativos à compreensão do que o diagnóstico representaria de mudança em sua vida. Surgiram muitas dúvidas em relação à coordenação dos cuidados, múltiplos exames e terapias e o que poderia ser feito em termos de cuidado para que seu filho tivesse saúde e qualidade de vida.
Longe de buscar fazer a criança com deficiência ser hiperfuncional, superdotada e brilhante, o que caracteriza um olhar capacitista e de negação da deficiência, seus potenciais e limitações, a Dra. Anna trabalha em uma perspectiva realista, de suporte ao paciente para um desenvolvimento sadio, possível e uma vida satisfatória, com autonomia. A proposta não é sobrecarregar a criança com uma infinidade de terapias, mas sim, realizar a intervenção dentro da necessidade, respeitar os limites possíveis e também promover a educação para a inclusão na sociedade.
Neste contexto é importante lembrar que Genética não é destino, que o desenvolvimento de cada um é influenciado por vários fatores externos incluindo-se o ambiente familiar, o círculo de convivência com amigos, o afeto e a aceitação.
Não existe uma criança com síndrome de Down igual a outra, cada ser é único em sua individualidade e suas necessidades de saúde e que a proposta oferecida é justamente oportunizar para que cada um alcance um desenvolvimento adequado objetivando saúde, bem-estar e qualidade de vida dentro de suas melhores possibilidades.
Destacamos também que a Dra. Anna atua junto a uma equipe multidisciplinar e não só com a síndrome de Down, mas também com outros quadros genéticos e condições raras, contando com experiência e abordagem bastante profissional. Seu trabalho é pautado na promoção de autonomia e suporte à criança e à família.